quarta-feira, 25 de outubro de 2017

COMO AVALIAR O DESEMPENHO DO GERENTE E SEU EMPREGADO

Desde os primórdios da civilização, quando o homem começou suas atividades as mais simples como: pescar, caçar, plantar, é que se observa a relação do dominador e dominado, ou seja, o líder e o liderado, que deu origem ao processo de avaliação do trabalho executado pelo liderado.

            Mas, passaram muitos séculos, e desde então evoluíram os métodos de avaliação de desempenho, ou avaliação dos empregados, ou avaliação da eficiência funcional, ou avaliação de méritos, e assim por diante. Não importa o nome dado ao método de avaliação, mas sim como esta é realizada, e quais informações são obtidas para ajudar na melhoria continua do desempenho dos recursos humanos.

            Os métodos de avaliação de desempenho tradicionais como, por exemplo, a curva de Gauss e outras não levam a gerência a realizar uma avaliação correta dos empregados, pois escalas de desempenho não viabilizam a obtenção de informações com justiça sobre os empregados, pois desconsideram um fator relevante que são as diferenças entre as pessoas avaliadas decorrentes dos sistemas de trabalho em que estão inseridos.

            Uma avaliação de desempenho deve ser realizada face a face, ou seja, praticada em conjunto pelo gerente e subordinado, assim não se estará avaliando apenas o resultado, mas principalmente o processo, o que leva a uma diferença em relação ao método tradicional, visto que, ocorre um aprimoramento do relacionamento e comportamento entre gerente e subordinado, através desse método de avaliação de desempenho que se denomina Coaching.
            O Coaching é um método de avaliação de desempenho baseada em resultados individuais, realizada pelo acompanhamento do desempenho do empregado nas tarefas diárias, para poder buscar orientar os empregados a conseguirem melhores desempenhos, através do treinamento diário do líder (gerente) junto aos empregados. É um instrumento essencial para a efetividade do “Gerenciamento da Qualidade”. Mas para que este método aconteça na prática é preciso que alguns aspectos importantes sejam reformulados segundo Lobo (1991), respectivamente:

            - Incompetência da gerência;
            - Falta de vontade política;
            - Conveniência do modelo tradicional.


            Observa-se que existe uma relação de reciprocidade, ou melhor, de influência em ambos quanto ao desempenho esperado destes pela empresa. Fournies (1992) diz que “a função do gerente é conseguir que seus subordinados façam seu trabalho bem feito”, o que fundamenta a relação de causa e efeito, onde se percebe que o desempenho do gerente é avaliado pelo desempenho obtido pelo seu subordinado. Então porque os empregados falham no desempenho de suas tarefas?

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