quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ÉTICA PROFISSIONAL NAS RELAÇÕES SOCIAIS

Ética- Conjunto de princípios que orientam a nossa cultura. A ética é a teoria da ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

A palavra ética vem do grego Ethos que significa analogamente “modo de ser” ou “caráter” enquanto forma de vida, também adquirida ou conquistada pelo homem. Com o tempo seu sentido ampliou-se para caráter, sentimento, natureza moral ou convicções que orientam uma pessoa, um grupo, uma instituição, a fazer ou manter um bem maior.

Com o crescimento de responsabilidades múltiplas em todos os setores – privado, público e sociedade civil organizada – e perante uma sucessão de escândalos, a ética ganhou significado muito maior. Não se trata apenas de um modo de ser e sim de um modo de usar os recursos naturais e humanos, assim como o capital intelectual.

De acordo com o sentido da palavra ética, é todo ser movido por algum código ou conjunto de regras que determinam como devemos agir ou utilizar os diversos recursos existentes à nossa disposição. Nesse aspecto quem quer que sejamos – donas de casa, torcedores de futebol, vendedores, engenheiros ou mesmo ladrões, assassinos ou políticos corruptos – todos temos um código de ética, implícito ou explícito.

Por isso, ética não deve ser confundida com moralismo. Quando, diante da oportunidade de ganhar dinheiro fácil, o funcionário público busca o benefício próprio, está agindo de acordo com seu conjunto de regras éticas. Quando o gari encontra na rua uma carteira de dinheiro com o endereço do dono e a devolve, ele está agindo conforme sua concepção ética. Os exemplos são muitos.

A adoção de uma conduta ética é uma reflexão sobre nossa identidade real, sobre os valores que nos movem e as escolhas que eles nos impõem.

É fundamental ter sempre em mente que há uma série de atitudes que não estão descritas nos códigos de todas as profissões, mas que são comuns a todas as atividades que uma pessoa pode exercer.

Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, mesmo quando a atividade é exercida solitariamente em uma sala, ela faz parte de conjunto maior de atividades que dependem do bom desempenho desta.

Uma postura pró-ativa, ou seja, não ficar restrito apenas às tarefas que foram dadas a você, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho, mesmo que ele seja temporário.

 Se sua tarefa é varrer ruas, você pode se contentar em varrer ruas e juntar o lixo, mas você pode também tirar o lixo que você vê que está prestes a cair na rua, podendo futuramente entupir uma saída de escoamento e causando uma acumulação de água quando chover. Você pode atender um balcão de informações respondendo o que lhe foi perguntando, de uma forma fria, e estará cumprindo seu dever, mas se você mostrar-se mais disponível, talvez sorrir, ser agradável, a maioria das pessoas que você atende também serão assim com você, e seu dia será muito melhor.

Até a próxima...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...