É a função
cerebral que atribui significado a estímulos sensóriais, que podem influenciar
na interpretação dos dados percebidos.
Cada pessoa
percebe um objeto ou situação de acordo com os aspectos que têm especial
importância para si próprio. Se cada pessoa tem a forma própria de perceber a realidade,
todos nós possuímos formas próprias de percepção que são diferentes entre si.
A realidade é
captada em função de quem a perceber, e as pessoas costumam selecionar
elementos em cada situação. Por isso, se diz que a percepção é seletiva, pois
ela tem a capacidade de selecionar determinados elementos de uma situação. Ela
varia de indivíduo.
A percepção
de um cliente é a chave para o atendimento de qualidade. Um filósofo disse: “O que me preocupa não é o modo como as
coisas são, mas como as pessoas pensam que são”.
O mesmo se
aplica nos dias de hoje. Se o que você faz não é percebido como valioso pelo
cliente, então não tem valor mesmo. Administrar as expectativas do cliente
levará ao caminho da excelência no atendimento.
Consiste em
dizer sua percepção sobre o que o outro está sentindo, a fim de verificar se
você está compreendendo também seus sentimentos, além do conteúdo das palavras.
Exemplos: “Tenho a impressão de que você se magoou com o meu comentário. É
verdade?” “Sinto que você gostaria de mudar de assunto. É correta esta
sensação?” “Você parece estar mais à vontade agora ou é apenas impressão
minha?”.
Através da
habilidade de observar e relatar percepções de sentimentos pode-se chegar a
compreender melhor as outras pessoas, pois a comunicação se realiza através de
vários canais concomitantes, cujos sinais precisam ser captados para que as
mensagens tenham significado total.
Além disso, a
comunicação passa a ser realmente compartilhada, com a preocupação de entender
as idéias, informações e sugestões e ao mesmo tempo, como o emissor está se
sentindo ao enviar as mensagens e ao perceber como estão sendo recebidas.
Muitas vezes,
o emissor não está consciente dos sinais não-verbais que emite e que transmite
mensagens emocionais que podem facilitar, perturbar ou contradizer a mensagem
verbal principal. O processo de verificar percepções passa a ser uma das formas
mais úteis de feedback e aprendizagem para o emissor.
Esta
habilidade constitui um dos melhores exercícios para desenvolver a capacidade
de empatia, em que observação acurada, comparação com sentimentos já
experimentados e autocolocação no lugar do outro se conjugam, levando à
compreensão mútua e maior competência interpessoal para a vida em comum.
“Não julgue ninguém pelo primeiro
olhar. Aprofunda tua visão e observe com o coração, pois do contrário, perderá
mais uma oportunidade de enxergar o universo novo e maravilhoso, que existe
dentro de cada ser.”
VÁRIOS
FATORES INFLUENCIAM ESSE PROCESSO, TAIS COMO:
ü Percepção de características negativas em pessoas que não nos agradam e
positivas nas que nos agradam.
ü Apreensão de um assunto que nos interessa enquanto outros são deixados
em segundo plano.
ü Comportamento preconceituoso, quando algum padrão ou valor moral é
atingido.
ü Experiências anteriores influem na percepção de estímulos.
ü Uma pessoa em seu estado normal tende a perceber melhor determinada
situação do que alguém que enfrenta problemas de saúde, disposição e ânimo.
ü Ouvimos o que esperamos ouvir.
ü Ouvimos o que nosso grupo de referência nos faz ouvir
ü Avaliamos a fonte de informação.
Até a próxima...
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