segunda-feira, 2 de outubro de 2017

QUALIDADE NO ATENDIMENTO – FATORES CESAR

O esquema que menciono a seguir foi criado pelo pesquisador de Administração e Marketing Dr. Leonard Bery e seus colegas da Texas A&M University.

Ø Confiabilidade – A capacidade de cumprir, de modo confiável e exato, o que foi prometido. No atendimento, é a promessa de cumprir o serviço ao qual lhe foi conferido; fazer o que você diz que fará pelo cliente. Para o pesquisador essa promessa tem três partes distintas: Compromissos da empresa, expectativas comuns e promessas pessoais:

1.     Compromissos da empresa – As empresas fazem promessas diretas aos clientes por meio de propaganda e marketing, correspondência, contrato, garantia de atendimento e políticas públicas acessíveis a todos. Além disso, os clientes esperam compromissos indiretos: promessas que eles acreditam estar implícitas naquilo que a empresa divulga de si mesmo e em seus produtos e serviços. Sua expectativa é que ela cumpra obrigações consideradas “padrão” naquele seguimento de mercado.

2.     Expectativas comuns – Os clientes levam para cada negociação de atendimento expectativas baseadas nas experiências que já tiveram com você e com outros profissionais da área. Eles fazem Suposições sobre o que você pode ou não fazer a seu favor. O fato de uma de suas expectativas não ser atendida – ainda que você não saiba disso nem tenha sido o responsável direto pela situação – tem um impacto equivalente à quebra de qualquer outra promessa.

3.     Promessas Pessoais – A maioria das promessas do serviço de atendimento ao cliente parte de você. É você quem faz quando diz: “Ligarei imediatamente para o senhor quando tiver essa informação”. Ou “A previsão é de que sua encomenda chegue ao destino em duas semanas”, ou ainda “Sei qual o seu problema com o computador, se baixar esse solfware, conseguirá resolve-lo”. Você está assinando essas promessas.

Nunca prometa demais só para fechar o atendimento. Confiabilidade significa honrar as promessas feitas e só fazer as que podem ser cumpridas.


Ø Ser empático – É o grau de cuidado e atenção individual que demonstra aos clientes. É reconhecer e afirmar o estado emocional do outro. É uma condição psicológica que permite a pessoa sentir o que outro sentiria caso estive na situação e circunstância experimentada por outra pessoa.

“Quanto mais alta tecnologia há no mundo, mais as pessoas anseiam por um atendimento com um toque pessoal”
John Naisbitt


Existem clientes dos mais variados tipos – e todos eles levam para a negociação do serviço uma quantidade igualmente substancial de desejos, necessidades, expectativas, atitudes e emoções. Portanto, querem ser tratados como indivíduos. Ninguém gosta de ser visto como um número por um funcionário que os atenda como um robô – O reconhecimento do estado emocional do cliente ajuda você a descobrir o melhor modo de servi-lo com eficiência e profissionalismo.

A empatia demonstra ao mesmo tempo seu profissionalismo e interesse e faz com que os clientes se sintam importantes. Máquinas não expressam empatia.

Isso é algo que só uma pessoa faz pela outra. Não há substituto para o toque humano que você oferece quando presta um atendimento.

Ø Segurança – O conhecimento de causa e cortesia que você mostra aos clientes e sua capacidade de transmitir sinceridade, competência e confiança. Em muitas empresas, o desejo de aprimorar a qualidade do atendimento deu origem a muitas horas de “Treinamento em sorriso”, como se a chave para satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes envolvesse somente um cumprimento caloroso e uma expressão alegre estampada no rosto. Hoje os profissionais de atendimento sabem que é preciso bem mais do que sorrisos e caras felizes para proporcionar satisfação aos clientes.

“Um atendimento seguro e de alta qualidade limita-se a dois fatores igualmente importantes: Interesse e Competência”
Chip R Bell e Ron Zemke


O fator segurança

1.     Conhecimento do produto - Os clientes esperam que você conheça as características, as vantagens e os benefícios de qualquer produto ou serviço que sua empresa forneça. O vendedor que precisa ler o manual diante do cliente para descobrir como liga o aparelho de som dá a impressão de incompetência.

2.     Conhecimento da Empresa – Os clientes imaginam que os conhecimentos que você detém excedem os limites de suas atribuições específicas. Acreditam que você sabe como sua empresa funciona para que possa levá-los até alguém capaz de atender as necessidades deles, caso eles estejam fora de sua alçada.

3.     Capacidade de ouvir – A expectativa dos clientes é de que você os ouça, compreenda e faça algo em relação as suas necessidades específicas quando as levam ao seu conhecimento. Querem que você formule perguntas pertinentes que os ajudem a informá-lo melhor para que possam cooperar com você de modo eficaz. Esperam que você fique atento e compreenda tudo corretamente para que não precisem repetir a história e que você diga a verdade quando algo for impossível ou não puder ser feito no prazo desejado por eles.

4.     Capacidade de resolver problemas – Para o cliente, você deve ser capaz de reconhecer as necessidades dele quando as expressa e combiná-las com os serviços oferecidos pela empresa. Quando as coisas dão erradas, a expectativa dele é de que você saiba como resolver tudo- e depressa.

Ø    Aparente (Tangível) – A aparência física das instalações, dos equipamentos e a sua própria (e a dos demais colaboradores). É difícil descrever atendimento em termos aparentes. O serviço ao cliente é algo vago, abstrato e escorregadio. Não podemos engarrafar uma ida ao teatro nem uma cirurgia para retirada do apêndice. Tampouco temos como medir com uma régua os conselhos de um corretor de bolsa ou as idéias de um decorador. Vinte minutos com um médico ou um mecânico não são necessariamente melhores ou piores do que 10 ou 30min. O que conta é a qualidade do que é realizado e não a quantidade de tempo envolvida.

Uma das maiores complicações no atendimento está na sua natureza intangível.

Há elementos aparentes e tangíveis antes, durante e depois de cada interação de atendimento que afetam o modo como os clientes julgam a qualidade do serviço que está sendo prestado. Se você atender a solicitação de um cliente de um hospital e lhe fornecer orientação sobre como chegar ao laboratório para fazer exames, isso é abstrato. Desenhar um mapa é um modo de tornar essa ação aparente e tangível. Ter a mão um mapa pré impresso com orientações específicas não só é algo concreto como é um atendimento excelente! Uma das chaves para dominar os fundamentos desse tipo de atendimento é compreender a função que as coisas palpáveis desempenham na transformação de um serviço abstrato em um trabalho satisfatório e inesquecível.

Ø    Resposta – É a boa vontade que você manifesta em ajudar os clientes prontamente. Às vezes parece que todo mundo quer que seja feito ao mesmo tempo. Mas é um erro pensar que os clientes só se contentarão com o “agora mesmo”. Por outro lado, permitir-se realizar o trabalho em um prazo confortável demais dará a impressão de que você é lento e que tanto você quanto sua empresa é incapaz de fornecer uma resposta. Comece descobrindo do que o cliente realmente necessita e para quando. Utilize essas informações para definir o prazo que seja adequado para você e tente fazer com que o cliente aceite.

Pense Nisto!!!!

v Quando atende uma solicitação do cliente a tempo, você demonstra     Confiabilidade.
v Quando se mostra sensível às necessidades individuais do cliente enquanto soluciona um problema, você demonstra Empatia.
v Quando sorri e diz a um cliente “Posso resolver seu problema” e realmente faz isso, você constrói a Segurança.

v Quando percebe que um cliente está com dúvida em relação a um produto e oferece ajuda e informação, você está lhe proporcionando uma Resposta.

Até a próxima...

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