Imagine que
você chegue ao trabalho com uma excelente notícia para contar a um de seus
colegas, ou seja, a de que a empresa vai conceder um aumento de 50% a partir do
próximo mês.
Em termos de
comunicação chamamos você de Emissor,
a novidade de Mensagem, e seus
colegas de Receptor. Para que você
possa transmitir a novidade (mensagem), deve escolher a forma de transmissão.
Pode contá-la, falando, isto é, usando uma série de palavras que para você e
seu colega tenham significado. Pode mandar-lhe um bilhete ou recorte de jornal,
ou seja, você pode usar um meio, que é o canal de comunicação, para enviar a
sua mensagem.
Para que a Comunicação Aconteça é Necessário que:
·
Exista um EMISSOR
e um RECEPTOR;
·
A mensagem seja clara e objetiva;
·
O veículo utilizado seja adequado;
·
O receptor tenha domínio da linguagem (código);
·
Não existam ruídos ou barreiras (se houver que sejam
superadas);
- Haja FEEDBACK
indicando que a mensagem foi recebida e, principalmente, entendida.
Processo da Comunicação
EMISSOR +
MENSAGEM + CANAL +
RECEPTOR
- Quem fala,
reza, canta, escreve, é o EMISSOR.
- A conversa, a
música, a notícia, são MENSAGENS.
- A voz, o
telefone, o rádio, a televisão, a carta, os canais, o telégrafo, o ofício,
os pombos, são CANAIS.
- Os sinais
podem ser luminosos, sonoros, dinâmicos, etc. como os semáforos, os
apitos, os sinos, as cornetas, a linguagem dos surdos-mudos, a linguagem
escrita.
- Quem recebe
essas mensagens é o RECEPTOR.
Comunicação como Processo Dinâmico
FEEDBACK
Nem sempre
conseguimos dizer o que realmente queremos e o receptor por sua vez, pode
interpretar erroneamente a nossa mensagem.
A
comunicação por via única pode ocasionar o que é chamado “arco de distorção”,
grave defeito de comunicação. Daí a necessidade de uma comunicação por duas
vias, isto é, o Feedback.
“Feedback”, ou realimentação, retrospecto, consiste na devolução de uma mensagem
recebida a fim de que o emissor se certifique se foi bem entendido e faça as
retificações necessárias.
Barreiras da Comunicação
O que
acontece quando comunicamos?
Podem surgir
problemas em qualquer um dos elementos do esquema representado. Imagine que a
novidade que você ia contar ao colega já era do seu conhecimento e ele não
demonstra interesse em
ouvi-lo. Ou então ao aproximar-se da sua Instituição você
escorregou na calçada e ficou de mau humor.
Existe um
grande número de perturbações que podem interferir no seu ato de comunicar. A
essas perturbações da comunicação denominamos bloqueio, filtragem e ruído.
BLOQUEIO – faz com que a mensagem não seja captada,
ou seja, interrompida.
RUÍDO – provoca a distorção da mensagem ou sua má
interpretação.
FILTRAGEM – ocorre quando a mensagem é recebida em
parte.
As
perturbações da comunicação, ou seja, os bloqueios, filtragens e ruídos são
causados por fenômenos pessoais e/ou organizacionais, que podem ser chamados de
barreiras pessoais e/ou organizacionais respectivamente.
Barreiras Pessoais
Geralmente o
receptor só lê ou ouve o que é de seu interesse, ou traduz a mensagem, de
acordo com o seu ponto de vista. Por exemplo: essa notícia publicada no jornal:
“Teremos chuvas durante cinco dias”,
é lida pelo fazendeiro com satisfação, prevendo a cheia dos seus açudes, a
engorda do seu gado o que vale financeiro, pela perda do trabalho já realizado
e paralisação das máquinas e operários.
Ambos
precipitaram o julgamento da matéria pela manchete lida, antes de verem o texto
que esclarecia serem as chuvas de pouca densidade e duração durante aqueles
dias e que não atingirão as regiões da fazenda e da estrada.
O
egocentrismo é outra barreira que nos impede de ver ponto de vista do
transmissor. É aquele indivíduo que acha que as coisas giram em torno dele. Os
egocêntricos estão sempre protestando.
Erros
mais freqüentes na comunicação:
ü Não escolher
o meio adequado;
ü Emitir mensagem
incompleta, complexa, cansativa ou muito técnica;
ü Não checar se
a mensagem foi corretamente entendida;
ü Não ter
empatia com o receptor;
ü
Utilizar gírias e expressões regionais.
Utilizar gírias e expressões regionais.
Até a próxima...
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