sexta-feira, 6 de outubro de 2017

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

Imagine que você chegue ao trabalho com uma excelente notícia para contar a um de seus colegas, ou seja, a de que a empresa vai conceder um aumento de 50% a partir do próximo mês.

Em termos de comunicação chamamos você de Emissor, a novidade de Mensagem, e seus colegas de Receptor. Para que você possa transmitir a novidade (mensagem), deve escolher a forma de transmissão. Pode contá-la, falando, isto é, usando uma série de palavras que para você e seu colega tenham significado. Pode mandar-lhe um bilhete ou recorte de jornal, ou seja, você pode usar um meio, que é o canal de comunicação, para enviar a sua mensagem.

  Para que a Comunicação Aconteça é Necessário que:

·        Exista um EMISSOR e um RECEPTOR;
·        A mensagem seja clara e objetiva;
·        O veículo utilizado seja adequado;
·        O receptor tenha domínio da linguagem (código);
·        Não existam ruídos ou barreiras (se houver que sejam superadas);
  • Haja FEEDBACK indicando que a mensagem foi recebida e, principalmente, entendida.
   Processo da Comunicação

EMISSOR      +      MENSAGEM    +        CANAL            +        RECEPTOR
                                                 

  • Quem fala, reza, canta, escreve, é o EMISSOR.
  • A conversa, a música, a notícia, são MENSAGENS.
  • A voz, o telefone, o rádio, a televisão, a carta, os canais, o telégrafo, o ofício, os pombos, são CANAIS.
  • Os sinais podem ser luminosos, sonoros, dinâmicos, etc. como os semáforos, os apitos, os sinos, as cornetas, a linguagem dos surdos-mudos, a linguagem escrita.
  • Quem recebe essas mensagens é o RECEPTOR.

 Comunicação como Processo Dinâmico

FEEDBACK

            Nem sempre conseguimos dizer o que realmente queremos e o receptor por sua vez, pode interpretar erroneamente a nossa mensagem.

         A comunicação por via única pode ocasionar o que é chamado “arco de distorção”, grave defeito de comunicação. Daí a necessidade de uma comunicação por duas vias, isto é, o Feedback.

         “Feedback”, ou realimentação, retrospecto, consiste na devolução de uma mensagem recebida a fim de que o emissor se certifique se foi bem entendido e faça as retificações necessárias.

  Barreiras da Comunicação

O que acontece quando comunicamos?

Podem surgir problemas em qualquer um dos elementos do esquema representado. Imagine que a novidade que você ia contar ao colega já era do seu conhecimento e ele não demonstra interesse em ouvi-lo. Ou então ao aproximar-se da sua Instituição você escorregou na calçada e ficou de mau humor.

Existe um grande número de perturbações que podem interferir no seu ato de comunicar. A essas perturbações da comunicação denominamos bloqueio, filtragem e ruído.

BLOQUEIO – faz com que a mensagem não seja captada, ou seja, interrompida.

RUÍDO – provoca a distorção da mensagem ou sua má interpretação.

FILTRAGEM – ocorre quando a mensagem é recebida em parte.

As perturbações da comunicação, ou seja, os bloqueios, filtragens e ruídos são causados por fenômenos pessoais e/ou organizacionais, que podem ser chamados de barreiras pessoais e/ou organizacionais respectivamente.

 Barreiras Pessoais

Geralmente o receptor só lê ou ouve o que é de seu interesse, ou traduz a mensagem, de acordo com o seu ponto de vista. Por exemplo: essa notícia publicada no jornal: “Teremos chuvas durante cinco dias”, é lida pelo fazendeiro com satisfação, prevendo a cheia dos seus açudes, a engorda do seu gado o que vale financeiro, pela perda do trabalho já realizado e paralisação das máquinas e operários.

Ambos precipitaram o julgamento da matéria pela manchete lida, antes de verem o texto que esclarecia serem as chuvas de pouca densidade e duração durante aqueles dias e que não atingirão as regiões da fazenda e da estrada.

O egocentrismo é outra barreira que nos impede de ver ponto de vista do transmissor. É aquele indivíduo que acha que as coisas giram em torno dele. Os egocêntricos estão sempre protestando.

Erros mais freqüentes na comunicação:

ü Não escolher o meio adequado;
ü Emitir mensagem incompleta, complexa, cansativa ou muito técnica;
ü Não checar se a mensagem foi corretamente entendida;
ü Não ter empatia com o receptor;
ü












Utilizar gírias e expressões regionais.


Até a próxima...

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