sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O LÍDER E A TÉCNICA COACHING

O entendimento sobre o papel do líder é abordado por vários estudiosos de diversas áreas. Buscando analisar a relação superior-subordinado sobre a ótica empresarial, a concepção inicial da função do líder, era estabelecer e impor critérios de realização de tarefas, a fim de atender aos objetivos da organização. O líder couch (treinador), é aquele que treina a sua equipe com a finalidade de desenvolver as suas capacidades, habilidades e potencialidades. Atualmente as empresas esperam que seus líderes sejam mais educadores, treinadores e responsáveis pelo crescimento profissional dos seus subordinados tanto no aspecto psicológico, como no aspecto da maturidade no trabalho.

            As empresas atualmente buscam ter em suas equipes de trabalho, aqueles que possam propiciar a obtenção dos  resultados desejados, mas principalmente que viabilizem na empresa o processo de autogestão dos funcionários de suas atividades com responsabilidade e comprometimento com os objetivos organizacionais. Assim, com esta finalidade, Hersey & Blanchard (1986), através da sua “Teoria do Ciclo de Vida ou Teoria da Liderança Situacional”, desenvolveram um instrumento de gestão de seres humanos capaz de viabilizar ao líder/gerente ser eficaz na sua atividade de liderança. A relação entre líder/gerente-subordinado, de acordo com a Teoria do Ciclo de Vida apresenta quatro fases que propiciam a aprendizagem do conhecimento (determinar, persuadir, compartilhar e delegar), onde o líder/gerente deve buscar gradativamente o desenvolvimento do nível de maturidade psicológica e de trabalho do subordinado em relação à atividade que realiza.

            O líder então deve saber influenciar o seu liderado, através de um comportamento orientador, esclarecedor, atuando diretamente no comportamento do liderado, isto significa que o líder como gerente, tem que gerênciar o comportamento do subordinado restrito ao cargo específico para o qual foi contratado, e não as pessoas que ocupam o cargo.

            Observa-se então que uma das características do líder é a de treinar os seus subordinados, e que segundo Stoner (1982), é sem dúvida a técnica mais eficaz de desenvolvimento das potencialidades do subordinado. O grande problema é como saber o momento de ser um treinador. Chung (1994) relata o comportamento do fundador da IBM em relação ao fracasso de um jovem diretor que havia acabado de levar a empresa a um prejuízo de US$10 milhões: “O quê? Despedi-lo? Agora que acabei de investir US$ 10 milhões no seu treinamento?”. Este exemplo mostra que o líder deve buscar ver o desempenho insatisfatório como o momento para o treinamento. Lógico não é preciso se esperar que o desempenho insatisfatório atinja proporções relevantes para uma ação corretiva. É sabido que os lideres que têm mais sucesso na profissão são os que definem claramente os seus objetivos, e para isso se faz necessário buscar a melhoria continua eliminando os comportamentos destrutivos.

            Na busca da mudança de um comportamento indesejado, Fournies (1992), apresenta uma técnica denominada Coaching, para ajudar o líder a obter de seus subordinados o desempenho que é esperado. O processo de desenvolvimento do Coaching se dividi em duas etapas que são:

            1) Análise de Coaching;
            2) Coaching: a reunião face a face.


Até a próxima...

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