terça-feira, 31 de outubro de 2017

APLICANDO O COACHING: A REUNIÃO FACE A FACE

A aplicação da reunião face a face é realizada através de cinco momentos imprescindíveis para seu êxito em relação ao objetivo desejado que é modificar um desempenho insatisfatório para satisfatório. As fases que compreendem a sua implementação se dividem em duas partes respectivamente:

            A primeira parte propriamente dita, é a reunião face a face que é constituída de três momentos, que buscam um comportamento do subordinado para com o seu superior, quanto à aceitação da existência de um problema e como procurará soluções para a situação. Através da escolha das alternativas para a solução do problema como o subordinado buscará realizá-las de modo a tornar o seu comportamento insatisfatório em um comportamento adequado ao cargo que ocupa na empresa.

            A segunda parte após a reunião de Coaching, é onde reside um dos maiores obstáculos de sucesso, devido à quebra do processo que é o acompanhamento da mudança do comportamento e o reconhecimento quando este é alcançado, pois a chave do sucesso é aprender a perceber as pequenas conquistas, e a importância do feedback ao subordinado em relação à nova postura que deveria adotar.

De acordo com Fournies (1992), ao perceber que o comportamento desejado não foi estabelecido o gerente deve imediatamente realizar uma outra reunião face a face de modo a obter o comprometimento consciente e responsável da necessidade de mudança para o comportamento desejado, pois o processo de Coaching só é atingido quando a mudança elimina um comportamento autodestrutivo, e é sustentada por uma melhoria de desempenho.

Mas para isso o gerente deve não esquecer do seu compromisso em manter um contínuo acompanhamento e feedback do comportamento do subordinado em relação à mudança desejada seja, pelo reconhecimento das conquistas ou fracassos. 
  

                A análise de Coaching mostra que para se obter sucesso como um líder, não basta se ter o poder posicional oferecido pelo cargo, mas o principal é o poder pessoal, que é inerente às habilidades em relação ao comportamento de gerente, ou seja, a capacidade de influenciar os subordinados, através da comunicação de maneira eficiente e assim atingir um objetivo preestabelecido.

Até a próxima...

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