terça-feira, 3 de outubro de 2017

QUANDO OS CLIENTES PRECISAM ESPERAR

O melhor momento para qualquer coisa é aquele que é o melhor momento do cliente. A insatisfação, porém, nem sempre é medida em minutos. Ao contrário, ela costuma ser resultando da incerteza, Pesquisas mostram que o aspecto mais frustrante da espera é não saber quando ela vai acabar.

Pense em sua própria experiência com cliente. Nunca teve a sensação de que a pessoa à sua frente na fila estava pagando toda dívida externa do país com centavos. Em situações desse tipo o que o faz subir pelas paredes é a incerteza – Será que vou ser atendido ainda neste século? – e não a espera em si. Como profissional de atendimento reconheça a presença dos clientes que estão aguardando e mantenha-os informados sobre o que está acontecendo. Seja o mais específico possível: “Estou atendendo outra pessoa agora, mas estarei disponível o mais rápido possível.

  A QUEBRA DE PARADIGMAS

Para se chegar a um atendimento de qualidade, é preciso quebrar os paradigmas. São aqueles comportamentos que você tem que combater vencer, acabar de vez. A seguir, enumero alguns pontos cruciais para que essa quebra aconteça:

1.     Melhores sua autoconfiança: Acredite primeiro em você mesmo. Todos nós somos capazes de realizar o que quisermos. O primeiro passo é nosso.

2.    Crie alternativas: Quando não for possível atender ao desejo ou necessidade do cliente, ajude-o a encontrar uma outra alternativa. Crie situações que permitam que você faça sugestões.

3.    Esforce-se pelo algo mais: Crie o que os norte-americanos chamam de “plus”. É o algo mais, o inusitado, aquilo que o cliente não espera.

4.     Antecipe-se: Quando o cliente pede um produto que necessite de um similar, antecipe-se e mostre a ele o complemento. Ele ficará feliz com a iniciativa.

5.     Ofereça ajuda: Não espere que o cliente peça ajuda. Ofereça-se e saia daquela postura de trabalho. Sorria e mostre que está a disposição.

6.     Apresente soluções: Não apresente mais problemas do que o cliente já tem. Use a cabeça e o seu conhecimento para oferecer soluções. Crie meios e não reclame. Assuma a responsabilidade de melhorar aquilo que apresenta problemas. Disponha-se.

7.     Faça tudo por gostar: Quem faz aquilo que gosta é muito mais dedicado. É mais feliz, certamente. Faça seu trabalho como se estivesse no lazer.

O cliente é seu único motivo de trabalhar nessa área. Saber que ele é sempre um cliente (e não um problema, um inimigo ou a cruz de sua vida) ajuda a concentrar os esforços na direção certa: mantê-lo. A meta de toda negociação é e deve ser satisfazer e cativar os clientes para que eles voltem sempre em busca de mais.

“As expectativas dos clientes em relação às empresas que prestam serviço de atendimento são bem claras: tenha boa aparência, ofereça resposta, demonstre segurança por meio de cortesia e competência, mostre empatia. Mas, acima de tudo, seja confiável. Faça o que disse que faria. Cumpra a promessa do serviço de atendimento”
Dr. Leonard Berry

Até a próxima....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...