Na década de
1990, organizações em todo o mundo aumentaram sua capacidade produtiva em
resposta ao crescimento da demanda. As empresas construíram novas unidades,
expandiram seus serviços e contrataram pessoal. Como resultado, quase todos os
setores da economia hoje sofrem de excesso de oferta. Os varejistas sofrem com
a concorrência de tantos shopping centers. A indústria automobilística produz
mais veículos do que os consumidores podem comprar. O setor de telecomunicações
está afogado em dívidas por ter construído ma estrutura que levará 50 anos para
ser absorvida. Muitas cidades possuem hoje mais restaurantes do que as
comunidades locais podem freqüentar.
O excesso de
capacidade se traduz em aumento na competição. O aumento da concorrência obriga
os executivos a reduzir custos ao mesmo tempo em que precisam aumentar a
produtividade se suas empresas e a qualidade dos produtos e serviços que
oferecem. Em busca desta meta de melhoria de qualidade e de produtividade, eles
estão implementando programas como o de Gestão
da Qualidade e a Reengenharia,
que exigem amplo envolvimento dos funcionários.
O Programa
Gestão da Qualidade é uma filosofia de gestão voltada para a satisfação
constante do cliente através do contínuo aprimoramento de todos os processos
organizacionais, exigindo que os funcionários reavaliem suas funções e se
envolvam mais intensamente nas decisões tomadas no trabalho.
A Reengenharia
pensando na melhoria da qualidade e produtividade faria a seguinte pergunta:
“Como faríamos se estivéssemos começando do zero?” É importante ressaltar que a
Reengenharia tende a redefinir as tarefas e exige que quase todos os
funcionários passem por treinamentos para aprender novas habilidades.
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