Outra forma de
considerar o que fazem os executivos é examinando as habilidades ou
competências de que eles precisam para atingir seus objetivos com sucesso.
Robert Katz identifica três competências essenciais: técnicas, humanas e
conceituais.
Habilidades técnicas – englobam a
capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas. Quando
pensamos nas habilidades de profissionais como engenheiros civis ou
cirurgiões-dentistas, geralmente temos em mente suas habilidades técnicas. Por
meio da educação formal extensiva, eles obtiveram os conhecimentos e as
práticas específicas de suas áreas.
Habilidades humanas – A capacidade de
trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto
individualmente como em grupos, define as habilidades humanas. Muitas pessoas
são tecnicamente proficientes, mas incompetentes nos relacionamentos
interpessoais. Elas podem não ser boas ouvintes, incapaz de entender as
necessidades dos outros ou ainda ter dificuldade para administrar conflitos.
Como os executivos realizam coisas por meio do trabalho de outras pessoas, eles
precisam ter habilidades humanas para se comunicar, motivar e delegar.
Habilidades Conceituais – os executivos
precisam ter capacidade mental para analisar e diagnosticar situações
complexas. Esta tarefa requer habilidades conceituais. O processo de tomada de
decisão, por exemplo, exige que o executivo seja capaz de identificar
problemas, desenvolver soluções alternativas para corrigi-los, avalia essas
alternativas e selecionar a melhor. Um executivo pode possuir competência
técnica e humana, mas fracassar por causa da incapacidade de processar e interpretar
racionalmente as informações.
O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
É um campo de
estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm
sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este
conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Estuda três determinantes
do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura.
O
comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os
grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as
organizações trabalhem mais eficazmente.
O
comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem
nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas.
Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao
emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo,
rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Até a próxima...
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