Todos nós
somos estudantes do comportamento. Desde a mais tenra idade, observamos as
ações das outras pessoas e tentamos interpretar o que vemos. Mesmo que nunca
tenha se dado conta disto, você foi um “leitor”
de pessoas por toda a sua vida. Você observa o que as outras pessoas fazem e
tenta compreender o porquê de seu comportamento. Além disso, você também tenta
prever o que elas fariam sob determinadas circunstâncias. Infelizmente, esta
abordagem causal e de senso comum costuma induzir a erros de previsão.
Entretanto, você pode aprimorar sua capacidade de previsão substituindo suas
opiniões intuitivas por uma abordagem mais sistemática.
A abordagem
sistemática revela importantes fatos e relacionamentos de modo a fornecer uma
base para realizar previsões de comportamento mais acuradas. O conceito por
trás desta abordagem é que o comportamento não é aleatório. Na verdade, existem
algumas consistências fundamentais no comportamento de todos os indivíduos que
podem ser identificadas e, então, modificadas para refletir as diferenças
individuais.
Estas
consistências fundamentais são muito importantes, porque permitem a
previsibilidade. Ao dirigir seu carro você faz algumas revisões, bastante
acuradas, sobre como os outros motoristas vão se comportar. Por exemplo,
podemos prever que os outros motoristas vão parar nos sinais vermelhos, dirigir
pela mão direita, ultrapassar os outros veículos pela esquerda e não
ultrapassar quando a faixa do meio da estrada for contínua. Reparem que, na
maioria das vezes, essas previsões se confirmam na prática, evidentemente, as
leis de trânsito tornam essa previsão muito mais fácil.
Menos óbvio é
que existam leis (escritas ou não) em praticamente todos os ambientes.
Portanto, podemos argumentar que é possível prever comportamentos em
supermercados, salas de aula, consultórios médicos, elevadores e na maioria das
situações estruturadas. Por exemplo, ao entrar no elevador, você se vira de
frente para a porta? A maioria das pessoas fazem isso. Mas você ouviu dizer em
algum lugar que isto deveria ser feito? É claro que não! Da mesma forma que
somos capazes de prever o comportamento dos motoristas (para os quais existem
regras escritas), também podemos prever o comportamento das pessoas no elevador
(onde existem poucas regras estabelecidas). Em uma sala de aula com 60 alunos,
se você quiser fazer uma pergunta ao professor, certamente levantará a mão. O
motivo é que você aprendeu que levantar a mão é o procedimento adequado para
uma sala de aula.
Quando falamos
em estudo sistemático, estamos nos referindo ao exame dos relacionamentos, à
tentativa de atribuição de causa e efeito e de basearmos nossas conclusões em
evidências científicas. O estudo sistemático substitui a intuição,
estimulando-nos a ir além de nossas visões intuitivas sobre comportamento,
buscando uma análise sistemática com a convicção de que isso pode melhorar a
exatidão da explicação e da previsão do comportamento.
Até a próxima...
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