quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O COMPORTAMENTO DO HOMEM NO TRABALHO

Racionalidade dos Comportamentos Humanos (Roberto Andersen)
          
  O texto trata de como analisar e explicar os comportamentos dos grupos e dos indivíduos nas organizações. Para que essa análise seja possível é necessário o acompanhamento da ação humana, e isso é feito por meio de quadros de referência. Esses quadros são preparados, estudados e alterados pelos analistas do comportamento humano e social com base em diversas técnicas, entre elas as de observação, pesquisa de campo, e outras. Devido as mais diversas mudanças no meio social, entre elas as mudanças de hábitos e costumes provocados ou pelo progresso científico e tecnológico como pelas influências inter-culturais, esses quadros analíticos evoluem. Constata-se hoje que houve, pelo menos, duas evoluções distintas nesses quadros de referência, ambas complementares:


1ª - motivação: maior importância passa a ser dada a descoberta e análise dos elementos que trazem motivação ao indivíduo. Essa linha de raciocínio nos leva a entender que a motivação do ser humano não é mais considerada tão previsível como antes, já que ele passa a ser entendido como realmente é, ou seja, um agente complexo e com reações emocionais muito diversificadas, muitas vezes consideradas irracionais. Esse comportamento imprevisível mostra que, para sua motivação, há que se atender às suas necessidades psicológicas e à estrutura de sua personalidade.



2ª - racionalidade: a noção clássica de racionalidade do comportamento humano passa a ser relativizada, ou seja, passamos a entender no Ser Humano uma racionalidade relativa, racionalidade limitada ou até irracionalidade.

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...