Para muitos funcionários, a
informatização, a Internet e as redes internas ligando computadores dentro das
empresas e entre empresas geraram um ambiente de trabalho diferente do usual –
o que poderíamos chamar de organização interconectada. Ela permite que as
pessoas se comuniquem e trabalhem juntas mesmo que estejam em localidades
distantes uma da outra. Essa tecnologia também permite que os profissionais se
tornem autônomos, conectando-se pelo computador com várias partes do mundo e
mudando de empregador à medida que a demanda por seus serviços se modifica.
Programadores de software, designers gráficos, analistas de sistemas,
escritores, tradutores, editores e pesquisadores são alguns exemplos de
profissionais que podem trabalhar à distância do empregador.
O
trabalho do administrador em uma organização interconectada é diferente do
tradicional, especialmente no que diz respeito à gestão de pessoas. Motivar e
liderar pessoas, por exemplo, e tomar decisões colaborativas “on-line” são
atividades que requerem técnicas diversas daquelas empregadas quando os
indivíduos estão fisicamente presentes.
Como
cada vez mais as pessoas estão trabalhando interconectadas através das redes de
computadores, os administradores precisam desenvolver novas habilidades. O
estudo do comportamento organizacional pode ser útil para este fim.
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