segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

 O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS

            Os executivos realizam trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. Eles tomam decisões, alocam recursos e dirigem as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos. Os executivos trabalham em uma organização, a qual pode ser definida como uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum. Com base nessa definição, indústrias e empresas de serviços são organizações, bem como escolas, hospitais, igrejas, unidades militares, lojas, delegacias de polícia e órgãos públicos, sejam eles municipais, estaduais ou federais. As pessoas que supervisionam as atividades das outras e que são responsáveis pelo alcance dos objetivos nestas organizações são os executivos, também chamados de administradores.


FUNÇÕES DOS EXECUTIVOS

No início do século XX, um industrial francês chamado Henri Fayol escreveu que todos os executivos realizavam cinco funções gerenciais: planejavam, organizavam, comandavam, coordenavam e controlavam. Hoje, essas tarefas foram condensadas em quatro: planejamento, organização, liderança e controle.

Uma vez que as organizações existem para atingir objetivos, alguém precisa definir estes objetivos e as possíveis formas de alcançá-los. O executivo é esse alguém. A função de planejamento engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades.

Os executivos também são responsáveis pela elaboração da estrutura da empresa. Essa função é chamada de organização e inclui a determinação de quais tarefas devem ser realizadas, quem vai realizá-las, como elas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instâncias as decisões serão tomadas.

Todas as organizações englobam pessoas, e é parte do trabalho do executivo dirigir e coordenar essas pessoas. Essa é a função da liderança. Quando os executivos motivam os funcionários, dirigem as atividades dos outros, escolhem os canais mais eficientes de comunicação ou resolvem conflitos entre as pessoas, eles estão exercendo sua liderança.

A última das funções exercidas pelos executivos é o controle. Para garantir que as coisas caminhem como devem, o executivo precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real tem de ser comparado às metas previamente estabelecidas. Se há qualquer desvio significativo, é responsabilidade do executivo colocar a organização novamente nos trilhos. Esse monitoramento, a comparação e a possível correção são as tarefas da função de controle.


PAPEIS DOS EXECUTIVOS

No final da década de 1960, um estudante de graduação do MIT, Henry Mintzberg, realizou um cuidadoso estudo com cinco executivos para determinar o que eles faziam em seu trabalho. Com base em suas observações, Mintzberg concluiu que os executivos desempenam dez papéis diferentes, altamente interligados, em três conjuntos de comportamentos atribuíveis às suas funções.


 Papéis de Relacionamento Interpessoal
           
            1 – Figura de proa - Todo executivo precisa realizar tarefas de natureza cerimonial e simbólica. Quando o diretor de uma faculdade entrega os diplomas aos formandos na colação de grau ou quando um gerente de produção conduz um grupo de estudantes secundaristas em uma visita à fábrica, eles estão desempenhando o papel de figura de proa.
2 – Líder - Todos os executivos desempenham um papel de liderança. Este papel compreende a contratação, o treinamento, a motivação e a disciplina dos funcionários.
3 – Ligação – o executivo mantém uma rede externa de contatos que obtém e fornece informações.

  Papéis de Informação

            1 – Monitor – Recebe uma grande variedade de informações; funciona como o sistema nervoso central para as informações internas e externas da organização.
            2 – Disseminador – Transmite informações recebidas de fontes externas ou de subordinados para os demais membros da organização.
            3 – Porta-voz – Transmite externamente informações sobre os planos, políticas, ações e resultados da organização; atua como um especialista no setor econômico ao qual pertence a organização.       

  Papéis de Decisões

            1 – Empreendedor – Busca oportunidades dentro do ambiente organizacional e inicia projetos de mudança.
            2 – Gerenciador de turbulências – É responsável por ações corretivas quando a organização enfrenta distúrbios sérios e inesperados.
            3 – Alocador de recursos – Toma decisões organizacionais significativas, ou dá apoio a elas.
            4 – Negociador – Responsável por representar a organização em negociações importantes.

Até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

. Elaboração e gestão de projetos

As organizações desempenham uma enorme e complicada variedade de redes de trabalhos de maneira coordenada e simultânea. Em geral, os traba...